English

ASL Serviços Marítimos

Seja bem vindo, 30 de outubro de 2020

Feed RSS Notícias

Docas proíbe limpeza de porões e tanques de navios no Porto

18/09/2011

As empresas responsáveis pela limpeza de porões e tanques de navios no Porto de Santos estão proibidas de executar suas tarefas enquanto as embarcações estiverem nas áreas sob administração da Codesp, a Autoridade Portuária. A nova regra foi definida pela Docas e publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira. O objetivo principal é evitar danos ambientais oriundos desse tipo de atividade.

Segundo a estatal, a limpeza deverá ser feita quando os navios estiverem, no mínimo, a 12 milhas (22,2 quilômetros) de distância da terra e em águas de profundidade acima de 25 metros.

A resolução da estatal determina ainda que os funcionários responsáveis pelo trabalho não sejam autorizados a embarcar enquanto os cargueiros estiverem atracados no porto organizado.

A medida visa atender a Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição Causada por Navios, criada em 1973 e modificada em 1978. Conforme a norma, “qualquer substância despejada no mar é capaz de gerar riscos à saúde humana, danificar os recursos biológicos e a vida marinha, prejudicar as atividades recreativas ou interferir com outras utilizações legítimas do mar”.

Segundo o presidente da Codesp, José Roberto Correia Serra, a medida integra o processo de evolução da Docas no que se refere a questões ambientais. “Estamos evoluindo. Agora temos muitos técnicos na área de Meio Ambiente e a Codesp está se aproximando da legislação que existe. Na medida em que avançamos na contratação de pessoas, a gente começa a oficializar procedimentos de que o Porto não dispõe”, disse.  Desde 1999, a Companhia tem uma superintendência de Meio Ambiente.

O correto é o complexo santista dispor de instalações específicas para a limpeza de tanques e porões, disse Serra. Porém, poucos portos no mundo possuem áreas destinados a esse serviço. De acordo com ele, para que o procedimento fosse feito, seria necessário docar um navio, colocá-lo em um dique seco.

Fonte: Atribuna

« Voltar

Twitter Facebook
ASL SERVIÇOS MARITIMOS © Copyright 2020 - Todos os direitos reservados
Endereço: Rua General Camara, 5 Sl. 801 | CEP: 11010-121
Tel.: +55 (13) 3219 . 1103 | Tel/Fax.: +55 (13) 3219 . 2304
VXM - Site e Identidade Visual