English

ASL Serviços Marítimos

Seja bem vindo, 30 de outubro de 2020

Feed RSS Notícias

Trabalhos de derrocagem deixam trecho do canal de navegação interditado

24/10/2011

Os trabalhos de derrocagem da Pedra de Teffé continuam na manhã desta segunda-feira. O trecho entre Terminal de Passageiros Giusfredo Santini (Armazém 25) e o Cais da Alemoa, onde a pedra está submersa, está interditado desde as 8h30 e vai permanecer até as 11h30.

Enquanto o trecho estiver bloqueado, os terminais das regiões de Outeirinhos, do Cais do Saboó e da Alemoa deixarão de receber navios. Os demais, do Corredor de Exportação e de Guarujá (localizados entre a entrada do canal e região da Pedra de Teffé), operam normalmente.

Segundo a Secretaria dos Portos, as obras serão encerradas na próxima terça-feira, quatro dias antes do início da temporada de cruzeiros. A preocupação com a temporada está relacionada à proximidade da Pedra de Teffé em relação ao Terminal de Passageiros Giusfredo Santini. Quando a estação de cruzeiros for iniciada, não haverá possibilidade de interdição no canal, pois o bloqueio acabaria coincidindo com os horários de chegada e saída das embarcações.

A retirada dos pedregulhos espalhados com as explosões da pedra será realizada durante a temporada, nos dias em que não houver escalas de navios de cruzeiros.

Depois de Teffé, o mesmo processo será feito com a Pedra de Itapema, que está localizada em frente ao Forte de Itapema, na Margem Esquerda, na direção do Armazém 12. O serviço é necessário para permitiro alargamentodo canal de navegação dos atuais 15 para 220 metros.

A Pedra de Teffé é a base dos antigos morros (outeiros) que existiam naquela região no século 19. Os morros foram demolidos e suas pedras, usadas na pavimentação das vias daquela região do Porto, hoje conhecida, portanto, como Outeirinhos.

Font: A Tribuna

« Voltar

Twitter Facebook
ASL SERVIÇOS MARITIMOS © Copyright 2020 - Todos os direitos reservados
Endereço: Rua General Camara, 5 Sl. 801 | CEP: 11010-121
Tel.: +55 (13) 3219 . 1103 | Tel/Fax.: +55 (13) 3219 . 2304
VXM - Site e Identidade Visual