English

ASL Serviços Marítimos

Seja bem vindo, 26 de outubro de 2020

Feed RSS Notícias

Até o fim de 2014, ferrovia transnordestina ligará portos do Nordeste.

10/02/2012

Até o fim de 2014, ferrovia Transnordestina ligará portos do Nordeste
G1


A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira, em Parnamirim (PE), que quer a ferrovia Transnordestina, que sofre com atrasos, pronta até o fim de 2014. A Transnordestina terá 1.728 km de extensão e vai cortar parte do Nordeste, ligando a cidade de Eliseu Martins (PI) aos portos de Suape (PE) e Pecém (CE), capazes de operar navios de grande porte.

Anteriormente, a presidente havia dito que a previsão era de que a conclusão ocorresse até o ano que vem.

"O que queremos é concluir a ferrovia até o final de 2014 e vamos tomar todas as medidas para que isso aconteça. E não há limite para que isso aconteça, para garantir que aqui saia a grande ferrovia de ligação do Nordeste", afirmou a presidente após visita às obras da Transnordestina em Parnamirim.

As obras da ferrovia, que começaram em 2006, estão atrasadas. A previsão inicial de conclusão era 2010. A presidente disse que cobrará as empresas para que os trabalhos tenham agilidade.


"Vamos acertar nossos parafusos para que haja uma solução mais rápida porque é de imenso interesse para a região. Uma ferrovia desse porte não existia no Brasil. Só tinha ferrovias de porte no Sul e Sudeste. Com a Transnordestina teremos um eixo de desenvolvimento grande, para transporte de grãos, de minérios. A ferrovia funciona como um caminho de desenvolvimento."

Perguntada sobre se o custo total da ferrovia seria mantido em R$ 5,4 bilhões, a presidente afirmou que não pretende elevar indefinidamente o preço da obra. A previsão inicial era de que o custo fosse de R$ 3 bilhões.

"O governo já fez várias avaliações econômico-financeiras sobre a ferrovia. Não pretendemos ficar elevando indefinidamente o preço dessa ferrovia. A gente sabe que uma ferrovia desse tamanho, dessa dimensão, tem sempre coisas não planejadas que ocorrem, óbvio, mas temos hoje certeza de que nossos orçamentos estão bem próximos da realidade."

« Voltar

Twitter Facebook
ASL SERVIÇOS MARITIMOS © Copyright 2020 - Todos os direitos reservados
Endereço: Rua General Camara, 5 Sl. 801 | CEP: 11010-121
Tel.: +55 (13) 3219 . 1103 | Tel/Fax.: +55 (13) 3219 . 2304
VXM - Site e Identidade Visual